Uma nova aplicação vai reunir a oferta dos vários meios de transporte (autocarros, comboios, táxis e bicicletas) e prever a respetiva integração tarifária, no concelho de Aveiro. Esta app é desenvolvida pela Transdev Portugal, pelo CEiiA e pela Câmara Municipal de Aveiro, visando a implementação deste projeto piloto para testar a solução MaaS (Mobility-as-a-Service).
"Vamos avançar com o projeto piloto para testar esta inovadora solução de mobilidade em Aveiro ainda em 2019. Defendemos uma mobilidade personalizada, capaz de aliar o transporte coletivo a soluções de transporte a pedido, para melhor responder às necessidades e ao conforto de cada passageiro. Com o MaaS, esperamos explorar com a máxima eficácia a complementaridade dos vários modos de transporte", avançou Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal e Espanha.
O projeto foi anunciado por Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, no decorrer do seminário #PACE, organizado pela Transdev Portugal em Aveiro, onde foi realizada uma demonstração da aplicação MaaS num pequeno circuito exterior que permitiu perceber como funciona o estacionamento, a reserva de bicicleta ou a compra de viagens em autocarro elétrico.
Tanto a Transdev como o Ceiia têm experiência no desenvolvimento de soluções MaaS, contando já com aplicações implementadas, e vão agora unir as tecnologias que ambas desenvolveram para produzir uma solução para este projeto em Aveiro.
"Com o MaaS, os aveirenses poderão planear as suas necessidades de mobilidade, aceder a informação de mobilidade em tempo-real, reservar e pagar por estacionamento ou utilizar pontos de carregamento, alugar uma bicicleta partilhada ou apanhar o autocarro local ou o comboio através de uma única subscrição", explicou André Dias, Head of Intelligent Systems Unit no CEiiA.
No que respeita ao futuro da mobilidade, o Grupo Transdev defende uma estratégia que classifica como assente no conceito PACE - Personalizada, Autónoma, Conectada e Elétrica. Assim, no seminário #PACE, além da apresentação da solução tecnológica MaaS, foram também apresentados, entre outros, os projetos Transdev na área da mobilidade autónoma e elétrica.
Fonte: IT Insight
Kommentare