Estando em teletrabalho, é normal que todas as reuniões ou conversas aconteçam por videoconferência. Desta forma, a presença física é substituída por uma virtual e todos os processos acontecem de forma natural.
Isso implica ambientes livres de confusão e de estímulos, mas o que poucos se recordam é que o próprio Windows 10 pode ser um problema com todas as notificações, mensagens e alertas. No entanto, é possível garantir alguma concentração, com uma simples opção.
Garantir mais concentração no Windows 10
As notificações e alertas do Windows 10 são essenciais para a maioria dos utilizadores. São a forma do sistema comunicar e mostrar o que acontece consigo. Se isso é algo normal e esperado na maioria das situações, quando é preciso concentração pode ser uma distração.
Por isso, a proposta da Microsoft ajuda os utilizadores que procuram evitar distrações quando estão em videoconferência. Para isso deve abrir as Definições do Windows e procurar a opção “Sistema”.
De seguida, nesta nova área, deve escolher o separador “Auxiliar de Concentração”. Aqui pode ativar o modo silencioso deste sistema, que o impede de mostrar alertas, notificações ou mensagens.
Fim das notificações nas videoconferências
Se deseja manter todos estes elementos ativos durante o dia e durante a utilização normal do Windows 10, deve manter tudo desligado, mantendo apenas ligada a última opção associada ao ecrã inteiro.
Neste modo existe ainda a possibilidade de manter alertas em algumas situações. Para isso só precisa de clicar na área e uma nova janela será mostrada. Nesta zona terá de escolher o nível de concentração. A escolha entre “apenas alarmes” ou “apenas proprietárias” recai no utilizador, que deve também escolher se será mostrada uma notificação quando este modo estiver ativo.
Depois desta configuração, deve utilizar a app de videoconferência somente em ecrã inteiro, de maneira a garantir mais concentração e produtividade durante as videoconferências.
コメント