O erro humano continua a ser a principal causa de violações de segurança em cloud. 90% das violações de segurança a plataformas cloud são feitas através de engenharia social.
Um relatório da Kaspersky Lab revela que as violações a plataformas cloud são da responsabilidade do ser humano. O estudo sobre violações corporativas descobriu que os fornecedores de cloud não são a causa da maioria das violações, apesar de qualquer outra perceção. Embora os fornecedores de serviços de cloud sejam muitas das vezes considerados como responsáveis pela segurança dos dados armazenados nas suas plataformas cloud, geralmente é responsabilidade da equipa da empresa quando ocorrem violações.
Os problemas de segurança associados às equipas não são uma novidade, exemplo disso é o facto de, em 2015, o erro humano ter sido identificado como a principal causa de perda de dados para empresas no Reino Unido, segundo um estudo da Databarracks.
A Kaspersky Lab descobriu que cerca de 90% de todas as violações de dados corporativas na cloud ocorrem devido a técnicas de engenharia social direcionadas à equipa de clientes, não devido a problemas causados pelo fornecedor do serviço cloud.
O estudo também revela que pelo menos um terço das pequenas e médias empresas (35%) estão preocupadas com incidentes que afetam a infraestrutura de IT hospedada por terceiros.
Fonte: IT Insight
Comments