Dois estudos realizados pelo The Boston Consulting Group (BCG), que contou com o apoio da Google, revelaram o impacto económico do digital na economia portuguesa
A utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera anualmente em Portugal 2,5 mil milhões de euros em receitas incrementais no tecido empresarial português, mais especificamente, potenciando as vendas digitais ou as vendas viabilizadas digitalmente. Esta é uma das principais conclusões de dois estudos realizados pela BCG, com o apoio da Google: O Impacto do Digital na Economia Portugal e o Impacto Económico da Google em Portugal.
No estudo de Impacto da Google em Portugal foi analisado não apenas o impacto económico nas receitas incrementais das empresas, mas também o seu equivalente no número de empregos e ainda a quantificação do valor que os portugueses atribuem aos produtos da Google que usam gratuitamente (excedente do consumidor).
Em Portugal, a utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera, anualmente, de acordo com o estudo da BCG, 2,5 mil milhões euros de receitas incrementais no tecido empresarial português, potenciando as vendas online ou as vendas influenciadas digitalmente. Assumindo uma produtividade média de 21,6 euros por hora, o estudo estima que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70 mil empregos.
Este valor advém não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e anfitriões de conteúdo), mas também da ocupação de cerca de 10 mil programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicações no sistema operativo da Google, o Android.
Fonte: IT Insight https://www.itinsight.pt/news/it-strategy/digital-tem-impacto-de-25-mil-milhoes-na-economia-portuguesa
Comments