top of page

A forma mais eficiente de fechar aplicações no Windows 10

Atualizado: 24 de out. de 2019

Há muitos pequenos truques e opções que passam escondidos à maioria dos utilizadores do Windows 10. Estes permitem, na maioria dos casos, melhorar a utilização do sistema e até automatizar alguns processos do dia a dia.


O rato é um dos periféricos que mais tem destas pequenas opções, usadas para agilizar a utilização do Windows. Hoje mostramos como podem usar o botão do meio do rato para fechar apps que não vai usar o Windows 10.


O botão do meio do rato é um dos menos usados. Poucos conhecem a sua utilidade real fora do contexto dos browsers. Nestes pode ser usado para fechar separadores ou abrir novos com um simples link.


Ativar funcionalidade no rato

Claro que o botão do meio do rato tem outras opções no Windows 10. Pode ser usado, por exemplo, para fechar aplicações. Não é imediata a utilização, mas é simples. Devem colocar o cursor do rato em cima do ícone de qualquer app que esteja na barra de tarefas.


Ao ser apresentada a miniatura desta app e da sua janela, só precisam então de clicar com o botão do meio do rato. Esta aplicação vai de imediato ser fechada, tal como aconteceria se o fizessem a partir da janela da app.


Como usar esta técnica se não tiver um rato

Claro que na ausência de um rato também podem usar esta dica. Basta que configurem o touchpad para ter um botão do meio, que usam depois precisamente da mesma forma. Acedam então às Definições e depois a Dispositivos.


Aí dentro escolham Touchpad e nos Gestos com 3 ou 4 dedos escolham a opção Botão do meio do rato. Dai em diante passam a ter uma nova função no touchpad, que simula ainda mais um rato.


Lembrem-se que esta dica apenas funciona para apps que tenham presença na barra de tarefas. As UWP e as apps que apenas apresentam um ícone não vão poder usar esta opção. Ainda assim, dão mais utilidade a um botão que normalmente tem pouco uso no Windows 10.


25 visualizações
bottom of page