top of page

Descubra qual a velocidade máxima da placa de rede no Windows 10

Para além da velocidade de rede que podemos ter no nosso computador, existe a necessidade de saber os limites da própria placa de rede. Este é um dos pontos de limitação em alguns casos e por isso importa saber este dado.


Se a maioria da informação é simples de obter, outra requer uma análise mais detalhada. É exemplo disso a velocidade da placa de rede. Esta informação existe certamente e só tem de ser procurada. Veja como o pode fazer.


Para saber a velocidade máxima da placa de rede no Windows 10 comece por aceder às Definições do Windows 10. Abra a área de informação e configuração deste sistema.


De seguida aceda à área “Rede e internet” e depois ao separador “Estado”. Aí, no topo, encontra a opção “Propriedades”. Os mesmos dados podem ser obtidos na opção “Ver propriedades de hardware e ligação”.


Informação presente à vista no Windows 10

Nas propriedades de cada placa de rede, e apenas nas físicas, poderá ser consultada a informação pretendida. Na zona “Velocidade de ligação” estará presente a informação pretendida.


Aqui são apresentados dois valores, tipicamente iguais, referentes à velocidade de receção e de transmissão. Os dados são teóricos e representam o máximo que a placa de rede consegue atingir em Mbps.


O DOS também lhe oferece esta informação essencial

Uma segunda forma de obter estes dados é pelo DOS. Com o comando “wmic nic where netEnabled=true get name, speed” é apresentada informação sobre as velocidades das placas presentes.


Neste caso todas as placas presentes vão ser mostradas, bem como as velocidades máximas que são permitidas ao utilizador.


100.126 visualizações
bottom of page