BSP Consulting
O que fazer se o seu telemóvel for roubado ou perdido: prevenção e acção imediata
Atualizado: 17 de dez. de 2019
Todos os dias há dezenas de smartphones perdidos e esquecidos, em causa estão a privacidade e a segurança de muita informação pessoal. Como deve então proceder se perder ou lhe roubarem o telemóvel?
Antes de mais, proteja o seu smartphone e informação pessoal no dia-a-dia:
- Use o bloqueio automático e um código de acesso: evite o acesso de terceiros aos seus contactos, dados e aplicações vulneráveis;
- Faça cópias de segurança regulares: proteja a sua informação e ficheiros com upload na cloud ou aplicações adicionais;
- A maioria dos smartphone oferece software básico de monitorização e proteção remota, assegure-se que está instalado e configurado.
Se tiver determinado que o seu telemóvel não está apenas perdido temporariamente, é aconselhável tomar medidas mais avançadas para proteger as suas informações e identidade:
Informe a sua operadora móvel imediatamente: a operadora pode suspender ou desligar o serviço do seu telefone ausente e assim evitar o uso não autorizado do smartphone;
Bloqueie e limpe remotamente o seu telefone: a maioria dos smartphones tem um “kill switch” embutido que permite ao utilizador desativar remotamente o dispositivo, o que evita que alterem passwords e outra informação;
Altere as palavras passe das suas aplicações, redes sociais e serviços adicionais, com particular atenção a informação bancária e e-mail;
No caso de roubo, apresente queixa na polícia: para facilitar este processo, utilize o portal da Queixa Eletrónica.