top of page

O que é e como pode ativar a Sandbox do Windows 10

Como ativar e usar a nova Sandbox do Windows 10 e ter mais segurança


Ao longo dos últimos meses a Microsoft esteve a desenvolver a mais recente atualização do Windows 10. São muitas as novas opções e as novidades que temos para usar.


Duas delas são o facto de poder inserir emojis em tudo o que escreve, basta clicar na tecla “Windows” e na tecla “.”. Outra das novas funcionalidades é o facto de poder pausar as atualizações até 35 dias, para que não veja o seu trabalho interrompido.


Outras das novidades vem trazer uma nova camada de segurança ao Windows 10, através de uma simples Sandbox, que isola os potenciais problemas e isola processos inegavelmente duvidosos e perigosos.


Com esta Sandbox os utilizadores podem aceder a sites duvidosos e testar apps de forma rápida. É uma VM do Windows 10, básica e com o mínimo.


Como usar a nova Sandbox do Windows 10


Após a instalação da atualização de maio de 2019, essencial para ter a Sandbox, deve garantir que tem a virtualização ativa na BIOS. Com estes elementos, pode ativar esta novidade do Windows 10.


Comece por escrever na caixa de pesquisa do Windows 10 “funcionalidades do Windows“. Daí conseguem chegar à função “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows”.


Uma vez nessa área do sistema operativo, deve procurar a opção Sandbox do Windows. Esta estará inativa e por isso deve carregar na caixa de seleção para a ativar.


Caso não esteja visível, ou seja, possível ser ativada, valide a instalação da atualização do Windows 10 e a ativação da virtualização na BIOS.


Para terminar deve apenas carregar em “OK” e reiniciar o sistema operativo quando tal for pedido pelo sistema operativo.


Sem o reiniciar do Windows, a Sandbox não irá estar disponível para utilização e nem surgirá na pesquisa do sistema operativo.


Como usar a nova Sandbox do Windows 10


Agora que esta novidade do Windows 10 está disponível, só precisa de escrever na caixa de pesquisa Sandbox para a poder usar. Esta surgirá para execução, devendo ser escolhida.


Após alguns momentos, o suficiente para carregar a nova máquina virtual, estará pronta para ser usada. Destaca-se o facto de ser uma cópia do Windows 10 presente no computador, mas sem qualquer app ou configuração específica.


Pode contar com o Edge e pouco mais para navegar na Internet ou para executare uma app em que não confie.


Será uma área em que pode testar tudo o que pretende, com a segurança de ser uma área isolada do Windows e que não poderá transmitir dados para o sistema base.


Deve também ter presente que assim que a Sandbox for fechada todos os dados presentes vão desaparecer. Estes não vão ser guardados e nem ser persistentes para futuro.


Esta é uma premissa de uma Sandbox e da segurança que traz para os utilizadores. Vai até mais longe e não permite qualquer transmissão de dados entre si e o sistema anfitrião.


A Sandbox do Windows 10 é provavelmente uma das maiores e melhores novidades que a Microsoft colocou na atualização de maio. Lembre-se de a usar sempre que quiser isolar a sua máquina da Internet e garantir uma segurança ainda maior.


37 visualizações
bottom of page