top of page

Optimize o arranque do Windows 10 de forma simples

Atualizado: 17 de dez. de 2019

Em cada nova versão do Windows 10, a Microsoft consegue melhorar e optimizar o seu desempenho. Estas melhorias notam-se de forma discreta, mas garantem um funcionamento mais "suave" e duradouro dos dispositivos.


Ao longo do tempo vamos instalando apps no Windows 10 para suprir as nossas necessidades. Muitas procuram um lugar de destaque e alojam-se no arranque do Windows, ficando de imediato disponíveis para o utilizador. A verdade é que nem sempre são necessárias e estão apenas a consumir recursos.

Gestão de aplicações no Gestor de Tarefas

A forma mais simples de controlar essas apps e remover as desnecessárias não obriga a uma qualquer configuração especial do Windows. Está num ponto de fácil acesso e onde todos já estiveram. Falamos do Gestor de Tarefas, a que pode aceder com os atalhos de teclado [Ctrl]+[Alt]+[Del] ou [Ctrl]+[Shift]+[Esc].


Uma vez aí dentro deve escolher o separador "Arranque" para poder ver as apps que estão a arrancar com o início do Windows 10. Dessa lista vai poder ver quais as suas origens, o estado e o seu impacto medido no arranque.


Remover aplicações e tornar mais rápido o arranque do Windows 10

Para remover uma aplicação desta lista só precisa de a seleccionar e depois carregar no botão “Desativar” que está no canto inferior direito. De imediato esta passa a não arrancar no início e a libertar estes recursos no Windows 10.


De uma forma geral, todas as apps presentes no Gestor de Tarefas podem ser removidas e retiradas do arranque do Windows 10. Só precisam de escolher as que querem manter no arranque do sistema, focando-se nas que são essenciais.


Esta é mais uma prova de que o Windows 10 está preparado para dar aos utilizadores as ferramentas necessárias. Podem a qualquer momento gerir o seu sistema de forma simples e direta, sem ferramentas extra ou configurações complicadas.


57 visualizações
bottom of page