top of page

Personalizar o desempenho de cada aplicação no Windows 10

Atualizado: 17 de dez. de 2019

A modularidade do Windows 10 permite aos utilizadores muita flexibilidade na definição das configurações que podem aplicar neste sistema operativo.


É possível definir parâmetros que apenas se aplicam em situações pontuais ou outros que são globais. Um desses pontos é o desempenho gráfico, que pode ser definido por aplicação, de maneira a melhorar o desempenho geral do computador. O utilizador pode definir que apps têm acesso a melhor desempenho gráfico e quais ficam pelos padrões do Windows 10. É um processo simples, mas principalmente útil.


O Windows 10 dá-lhe todo o controlo que precisa

Para personalizar o desempenho das aplicações precisa apenas de abrir as definições do Windows 10 e escolher a opção “Sistema”.


Nesse menu deve escolher o separador “Ecrã” e navegar para o final dessa área. Aí encontrará a opção “Definições de gráficos”.


Escolher a aplicação tradicional ou de sistema

O passo seguinte permite-lhe optar entre a personalização de dois tipos de aplicação:

O desempenho gráfico para as aplicações do ambiente de trabalho ou para apps da Microsoft Store.


Desempenho gráfico é controlado pelo utilizador

Se optar pela primeira opção, deve escolher depois o caminho para o executável. Pode navegar pelo sistema de ficheiros até à aplicação que pretende personalizar.


Se optar pela segunda, deve escolher da lista de aplicações presentes qual a que deseja configurar. Este processo repete-se igualmente para cada uma das diferentes apps.


Controlo de desempenho por aplicação

Depois de escolher as aplicações que deseja personalizar pode optar entre manter o desempenho padrão do Windows 10, a poupança de energia ou o elevado desempenho.


Pode configurar separadamente cada umas aplicações escolhidas, optando por maior ou menor desempenho. Desta forma, terá um controlo ainda maior sobre o desempenho gráfico no Windows 10, por aplicação e de forma isolada.



105 visualizações
bottom of page