top of page

Personalize o menu “Iniciar” do Windows 10

Ao longo dos últimos anos a Microsoft tem recriado de forma única o menu “Iniciar” do Windows. Mesmo com algumas falhas óbvias, este tem crescido e melhorado de forma única. É ainda hoje o centro do Windows 10 e a porta de acesso ao sistema.


Das muitas funcionalidades que tem, nem todas são bem conhecidas. Hoje trazemos uma que poucos devem estar a usar: o menu “Iniciar”, que pode apresentar elementos das “Definições” do Windows 10 de forma simples.


Por norma colocamos no menu "Iniciar" os atalhos para as aplicações que mais usamos. Acessíveis de forma direta e rápida, são importantes e úteis, melhorando a produtividade e a usabilidade. O que muitos não sabem é que podem ter ali mais do que acessos às aplicações do Windows 10.


Adicionar o mais importante ao Menu Iniciar

Para adicionar elementos das Definições do Windows 10 deve começar por aceder à área que deseja acrescentar ao menu “Iniciar”. Personalize-o à sua medida: o elemento tanto pode ser toda a área de Atualizações como uma definição em particular.


Estando com acesso a essa área, deve apenas clicar com o botão direito do rato para abrir o menu de contexto. Aí encontrará a opção “Afixar em início”.


De seguida, o Windows 10 irá questionar o utilizador para saber se pretende mesmo afixar esse mosaico ao início do Windows 10. Isto significa que este será colocado no menu “Iniciar” do sistema operativo. Deve concordar com esta questão uma vez que apenas desta forma vai conseguir que este seja adicionado ao menu “Iniciar”. Arrastar as opções não irá permitir que este seja integrado nesta área do Windows 10.


Tudo fica mais simples no Windows 10

Após este passo, e de forma imediata, o novo elemento estará presente no menu “Iniciar” do Windows 10. Pode repetir estes passos para todas as restantes opções que queira ter rapidamente acessíveis nesta área.


Pode ainda agrupar e reorganizar os elementos numa área única. Desta forma simples e rápida pode ter à mão as principais opções das Definições do Windows 10. Assim fica mais fácil usar este sistema operativo, passa a estar tudo concentrado num ponto útil.


92 visualizações
bottom of page