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Proteja os seus documentos confidenciais no Word

Atualizado: 17 de dez. de 2019

O Word é uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores. É ideal para criar documentos de texto e guardar informação e, para além de toda a formatação, gráficos e índices que pode adicionar a um ficheiro do Word, este pode também ser protegido.


Se costuma partilhar informação confidencial ou mais sensível deve criar barreiras de proteção. Para isso pode proteger um ficheiro do Word com uma password. Saiba como proteger um documento de maneira a garantir que apenas alguns utilizadores têm acesso e podem editar ou ler o mesmo.


Adicionar uma password a um ficheiro do Word

Para adicionar uma password a um ficheiro do Word precisa apenas de alguns passos.

  • Comece por escolher o menu “Ficheiro” no canto superior esquerdo;

  • Depois, no menu “Proteger o Documento”, deve escolher a opção “Encriptar com Palavra-passe”. Aqui poderá definir uma palavra-passe de acesso ao documento, bem como definições adicionais de segurança.

Definir a palavra-passe

Quanto mais complexa for a palavra-passe, mais protegido será o documento. Tanto nas aplicações Office, como para qualquer outra plataforma, deverá optar por passwords que incluam números, símbolos e texto com maiúsculas e minúsculas.


Abrir o ficheiro protegido

Qualquer utilizador que tente aceder ao documento terá de digitar a password para conseguir visualizar qualquer informação contida no mesmo, bem como ativar o modo de edição (uma proteção adicional), que garante um registo de atividade e alterações que podem ser repostas pelo editor original do documento.

Ao gravar o ficheiro, a password original será mantida e a respetivas alterações guardadas num menu interno. Para a remover ou alterar a proteção deverá repetir o processo original. #dicabspconsulting

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