top of page

Saiba como obter mais autonomia no seu smartphone

Atualizado: 17 de dez. de 2019

O consumo de memória a cada momento sobe, os processadores são cada vez mais poderosos, os ecrãs são muito maiores tanto em dimensão como em resolução e pontos por polegada. Logo, o consumo de energia é mais elevado. Saiba como poupar energia do seu smartphone:


Gerir o Ecrã Garanta que o ecrã se desligar automaticamente mais cedo. Opte também pelo modo escuro dos fundos e da interface do Android (se o seu terminal o suportar) e prefira imagens de fundo escuras. Também deve desligar qualquer opção Always On e desligar todos os widgets do género que aparecem no ecrã. Quanto à luminosidade em geral, pode haver vantagem em evitar o modo de ajuste automático: se conseguir lembrar-se de ajustar essa definição manualmente irá conseguir poupar energia.


A vibração consome energia Se o seu smartphone vibra quando chega uma chamada, mensagem ou notificação em geral, é normal que seja necessária energia para que tal aconteça. Este é um dos pontos mais desvalorizados quanto a consumo de energia e pode fazer a diferença.


Localização e GPS Veja nas definições do sistema operativo móvel que apps e outras elementos estão com os processos de localização ativos, pois esta é uma definição que consome alguma energia. O preferível é desligar tudo o que se prende com localização, mas, caso não seja possível tomar uma decisão radical a este ponto, permita localização em tempo real apenas às apps que realmente precisem dela.


Assistentes virtuais desligados Os smartphones com assistentes virtuais são comuns visto que até os próprios sistemas operativos móveis integram esta funcionalidades e estão constantemente a “puxar” por elas. Se quiser economizar energia a dado momento, desligue todas as funcionalidades e definições aos assistentes virtuais. Deixará de ser auxiliado por eles, mas também desaparecerão todas as notificações e processos em background relativos a estas definições


Apps em pano de fundo Há sempre apps a correr em plano de fundo nos nossos smartphones. Para poupar energia, desligue todas estas definições face a apps e serviços que se ativam assim que o smartphone é ligado. E habitue-se a fazer algo bastante importante: consulte o sistema de multitasking do seu smartphone para ver que apps estão abertas de momento.


17 visualizações
bottom of page