top of page

A criptomoeda do Facebook já está a dar azo a burlas

A criptomoeda da rede social Facebook ainda está a dar os seus primeiros passos. Ainda assim, as ondas de controvérsia e ceticismo estatal já se fazem sentir. Foram descobertas várias páginas que pretendiam enganar o utilizador com a “falsa” Libra.


De acordo com uma recente investigação levada a cabo pela imprensa internacional, foram descobertos cerca de 12 perfis, grupos e páginas na rede social Facebook e Instagram com o propósito de burlar utilizadores. Aos incautos, eram prometidos esquemas de lucro fácil com a Libra do Facebook.


Mais concretamente, os responsáveis afirmavam serem distribuidores oficiais da criptomoeda da rede social. Ora, ainda que o leitor informado saiba que a Libra ainda está em fase de rascunho, para os mais incautos o “isco” estava lançado. Estes “hubs” oficiais eram simples burlões online.


Recordamos, antes de mais nada, que a Libra ainda não está em circulação. Ainda assim, a sua popularidade já se espalhou pelas várias redes sociais, algo que não passou despercebido a estes agentes. Felizmente, após o relato inicial, o Facebook removeu todos os agentes identificados.


Ao mesmo tempo, notamos que os embustes que envolvem as criptomoedas são uma constante, não só nesta rede social. Não obstante, acaba quase por ser irónico o facto de o próprio Facebook estar a ser utilizado para promover esquemas de burla envolvendo a sua mais recente criação, a Libra.


O que fará o Facebook quanto às tentativas de burla?


Esta parece ser a questão fundamental após as conclusões apresentadas pela investigação. Aliás, muitas das falsas páginas utilizavam material protegido do Facebook como, por exemplo, o seu logótipo e outras formas de identificação visual, aparentemente sem que a própria rede social soubesse.


Ainda no decurso da investigação, foi detetada uma ligação externa para o website BuyLibraCoins.com, cuidadosamente desenhado e com material aparentemente fidedigno. Em síntese, uma burla já bem orquestrada com material gráfico coerente e convincente, representando assim um perigo acrescido.


Este pico de páginas falsas, promovendo a Libra, apareceram numa altura em que a rede social enfrenta o escrutínio estatal. Além disso, a empresa foi recentemente condenada ao pagamento de uma choruda multa de 5 mil milhões de dólares pelos motivos dados a conhecer.


Urge, portanto, instalar filtros que mitiguem, reduzam o alcance, ou eliminem este tipo de burlas da rede social. Algo que até ao momento tem sido um combate difícil por parte da empresa, agindo normalmente após um caso ser denunciado, ao invés da atuação preventiva.


Fonte: pplware


22 visualizações
bottom of page