top of page

Cartões de crédito e débito deixam de usar banda magnética até 2021

Desde o dia 14 de setembro a banda magnética do seu cartão de crédito e/ou débito já não é usada para efetuar pagamentos. Agora, devido à entrada em vigor de uma diretiva europeia que pretende reforçar as medidas de segurança, apenas o chip dos cartões é usado no momento do pagamento.


As mudanças também afetam as cadernetas bancárias, que já não podem ser usadas para levantamentos de dinheiro. No que respeita ao acesso online a contas bancárias, também os cartões matriz deixam de ser utilizados e o acesso via apps ou telemóvel passa a necessitar de uma medida extra de acesso – os bancos passam a enviar um código via SMS para o telemóvel do utilizador, que lhes permite aceder às suas contas pessoais.


As novas medidas de segurança impostas pela diretiva não impedem para já a utilização do número de cartão e dos dígitos de segurança na compra de serviços e bens online, mas o JN afirma que esta realidade poderá mudar nos próximos 12 a 18 meses.


Também foi alargado o número de serviços financeiros, nomeadamente o acesso de entidades para lá das instituições bancárias à conta dos utilizadores caso estes cedam permissão para tal, com o objetivo de fazer pagamentos e fornecer serviços de informação sobre as contas. Consta na lei que os bancos que não cumprirem podem ser responsabilizados por eventuais roubos ou fraudes nas contas.


Caso tenha cartão de refeição ou um cartão pré-pago, pode continuar a usufruir deles utilizando as suas bandas magnéticas, uma vez que a finalidade incide na aquisição de bens ou serviços pré-limitados (parques de estacionamento, autoestradas, entre outros).


Fonte: Exame Informática


53 visualizações
bottom of page