Portugal faz parte dos cerca de 150 países que assinalam este dia e o objetivo é consciencializar para os diferentes problemas que podem surgir com a utilização da Internet.
Regras para uma internet segura
(1) Criar uma password forte e segura;
(2) Mudar de password de 6 em 6 meses;
(3) Não ligar todas as contas entre si;
(4) Não repetir passwords entre contas;
(5) Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal;
(6) Atualizar antivírus e restante software do computador;
(7) Limpar a cache do computador;
(8) Proteger a rede sem fios de internet com password segura
O Dia da Internet MAIS Segura reúne cerca de 150 países para "trabalhar por uma Internet melhor". Em Portugal são várias as iniciativas que querem sensibilizar para a importância da adoção de práticas em que a segurança é a palavra de ordem.
Começando como uma iniciativa europeia em 2004, esta data tem crescido para além das fronteiras da União Europeia. Desde o ciberbullying às redes sociais, têm sido várias as questões levantadas todos os anos
O site oficial do Dia da Internet Mais Segura ajuda a ter uma ideia da internacionalização desta data, com a plataforma a organizar as iniciativas organizadas por cada país. No caso português, é possível confirmarem-se vários eventos, nomeadamente o encontro promovido pelo Centro Internet Segura, que tem como tema o ciberbullying.
Para além disso, a plataforma disponibiliza links e recursos adicionais, de forma a complementar a informação sobre os eventos a decorrer no âmbito desta data. Avós na Net e Dicas para uma Parentalidade Digital Saudável e Segura são alguns dos documentos.
Fonte: Sapotek
Comments