top of page

Google e YouTube vão pagar 155 milhões de multa

A privacidade dos dados digitais continua a ser levada muito a sério pelas entidades responsáveis pela defesa dos consumidores. A gigante Google e subsidiária YouTube foram acusadas em 2018 de violação da lei da proteção de dados para crianças dos EUA na plataforma “Youtube Kids” e recolha dados de utilizadores sem consentimento. As empresas foram agora multadas em 170 milhões de dólares (cerca de 154 milhões de euros).


De acordo com informações da agência France-Presse, que indica como fonte um comunicado da comissão de defesa do consumidor norte-americana (Federal Trade Comission – FTC), as tecnológicas são acusadas de expor crianças a vídeos inapropriados.

Queixa contra a Google e o Youtube foi apresentada em 2018


Ao todo foram 23 as organizações na área dos direitos digitais e proteção de crianças que apresentaram uma queixa na FCT em 2018.


Segundo a acusação, as empresas recolhiam dados como a localização, tipo de dispositivo usado e até o número do telemóvel. Esta informação era posteriormente usada para realizar operações de marketing direcionado.


De referir que o valor agora a pagar é o resultado de um “acordo amigável”. Este acordo ainda não recebeu o aval por parte do Ministério da Justiça dos EUA. Esta é a multa mais pesada para empresas que violaram a privacidade dos dados de crianças. Em causa está a violação da COPPA (Children’s Online Privacy Protection Act) – lei norte-americana, que tem como intuito a proteção da privacidade das crianças online.


Fonte: Pplware


6 visualizações
bottom of page